Roda de Conversa sobre o transporte coletivo integrado da Grande Florianópolis
A equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis – SUDERF, participou na tarde do dia 14 de junho da Roda de Conversa sobre o transporte coletivo integrado da Grande Florianópolis, realizada na Câmara de Vereadores do Município de São José. A Diretora Técnica, Daiane Masson, apresentou o Projeto do Transporte Integrado Metropolitano da Grande Florianópolis – TRIM que tem como objetivo criar um sistema de transporte público integrado adaptado às necessidades da população metropolitana, reforçando a gestão associada entre os municípios da RMF e o governo de SC .
O projeto terá duas etapas de implantação, a primeira será a concessão do Sistema de Transporte com previsão de licitação imediata no qual as linhas da rede metropolitana estão projetadas otimizando o itinerário, as rotas e trazendo um sistema eficiente como um todo. Na segunda etapa será efetuada a implementação das estações nos municípios de Biguaçu e Palhoça que serviram de transbordo/conexão em locais estratégicos que representam pontos de concentração de demanda.
O projeto, após sua implantação, trará benefícios aos usuários possibilitando mais opções de destinos com as integrações temporais, melhores sincronismos entre os horários, menor tempo de viagens, pois não precisará realizar viagens desnecessárias e menores tarifas. O TRIM também trará benefícios ao poder concedente, pois com o sistema informatizado permitirá maior controle da operação, maior conhecimento das necessidades dos usuários, consolidação da gestão associada e possibilitando o planejamento da operação no curto, médio e longo prazo. O concessionário terá vários benefícios entre eles: a segurança jurídica, pois o contrato terá vigência de 15 anos, financiamento com menor riscos , reajuste tarifário anual com base em fórmula estipulado no contrato, revisão tarifária periódica e extraordinárias para reequilíbrio da concessão
Deixe um comentário