Audiência Pública do Projeto de Concessão do Transporte Público Coletivo Integrado da RMF – TRIM

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 7, a audiência pública que apresentou o projeto de concessão do Transporte Público Coletivo Integrado da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF).

O projeto teve início em 2016, após a finalização do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS), que definiu como ação prioritária a reestruturação integrada do transporte coletivo da RMF.  A ideia é que, com a concessão, uma única empresa passe a operar o transporte metropolitano, com um sistema único de comunicação e atendimento ao usuário, uma nova política tarifária integrada; uma frota modernizada e qualificada, uma rede mais conectada e abrangente, sem a sobreposição desnecessária entre os itinerários atuais, entre outros benefícios ao usuário.

“Estamos dando seguimento a um projeto de Estado, que vai impactar diretamente na rotina dos catarinenses que vivem na região. É mais uma demanda histórica dos catarinenses que está sendo atendida. Vamos deixar tudo pronto para a tão esperada concessão, baseada em estudos sólidos, consistentes”, avalia o superintendente-chefe da Suderf e secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.

O evento, etapa obrigatória do processo de licitação, contou com a presença do coordenador e pesquisador do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, professor doutor Bernardo Meyer; do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, representando a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis); e do coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, Marius Bagnati.

“Este projeto, que foi subsidiado também por estudos realizados pela UFSC, vai permitir avanços importantes, como a maior capilaridade e qualidade do serviço”, destaca Meyer.

Os documentos referentes à concessão ficarão disponíveis para consulta pública no site https://especial.sc.gov.br/ppi do dia 7 de dezembro de 2022 ao dia 13 de janeiro de 2023.