PDUI – Mobilização dos municípios da RMF

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis iniciou a mobilização dos municípios da RMF para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano  Integrado – PDUI que envolverá, além do núcleo da RMF constituído pelos municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara, os municípios de Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Canelinha, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista e Tijucas que integram a Área de Expansão Metropolitana da RMF.

A mobilização ocorreu em duas datas e locais, com o objetivo de atender o maior número de participantes, no dia 21, ocorreu no município de Tijucas e no dia 23, no município de  Paulo Lopes. O objetivo do encontro foi apresentar aos municípios a importância do PDUI e o plano de trabalho com as etapas para sua elaboração.

O plano de desenvolvimento urbano integrado é instrumento instituído pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089, 12/01/2015), e trata-se de é um instrumento de planejamento e gestão do território metropolitano que estabelece as diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional considerando as Funções Públicas de Interesse Comum, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.