O Projeto Piloto eletric bus é a primeira fase do estudo realizado por meio da cooperação técnica entre a Suderf e a agência alemã GIZ, que teve início em 2018. O estudo abrangeu os aspectos de sustentabilidade socioambiental e econômica, combustíveis renováveis, eficiência energética e gestão de projetos, dentre outras ações que visam à adoção das melhores práticas e a redução na emissão de CO2 pelo Sistema.
Há décadas o transporte intermunicipal de passageiros aguarda pela regularização do serviço, pois as empresas começaram a operar antes de haver, por lei, exigência de licitação no Brasil. Essa situação é uma realidade em todo o país.
O projeto Transporte Integrado Metropolitano na RMF (TRIM) teve início em 2016, sendo respaldado pelo “Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis – PLAMUS”, que definiu como ação prioritária a reestruturação completa dos sistemas de transporte coletivo municipal e intermunicipal urbano da área continental da RMF, incluindo os municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara, criando um único sistema integrado regional. O município de Florianópolis participa do sistema ao compartilhar infraestruturas, uma vez que a cidade conta com serviço municipal de ônibus concessionado.
Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) como definido no Estatuto da Metrópole, Lei Federal 13.089/2015, é um instrumento básico de planejamento dos aglomerados urbanos brasileiros, devendo prever em seu conteúdo formas para a viabilização econômico-financeira, gestão institucional, diretrizes para o desenvolvimento territorial estratégico e projetos estruturantes da região metropolitana e/ou aglomeração urbana.