Transporte Integrado Metropolitano
(TRIM)

Sobre

O projeto Transporte Integrado Metropolitano na RMF (TRIM), teve início em 2016, sendo respaldado pelo “Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis – PLAMUS”, que definiu como ação prioritária a reestruturação completa dos sistemas de transporte coletivo municipal e intermunicipal urbano da área continental da RMF, incluindo os municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara, criando um único sistema integrado regional. O município de Florianópolis participa do sistema ao compartilhar infraestruturas, uma vez que a cidade conta com serviço municipal de ônibus concessionado.

O sistema será implementado em duas fases, sendo a primeira de concessão e integração da operação e a segunda de implementação de infraestruturas complementares. O novo sistema integrado irá gerar ganhos de eficiência e qualidade de serviços aos usuários do transporte coletivo na RMF. A nova operação possibilitará racionalização e redução de custos, modernização e agregação de valor ao sistema a médio e longo prazos, elevando o nível de oferta de serviços e reduzindo o custo médio do deslocamento para a população. O foco do projeto são os usuários do serviço, atuais e futuros, considerando o papel deste serviço no cotidiano dessas pessoas. Assim, o projeto parte do entendimento da interação dos usuários com o transporte coletivo, das necessidades e expectativas decorrentes dessa interação e das limitações intrínsecas a este serviço público essencial.

O projeto visa transformar o sistema de transporte integrado conforme comparativo das imagens abaixo:

Sistema de ônibus atuais da RMF

Proposta de sistema integrado para a RMF

O projeto do Sistema Integrado de Transporte Coletivo da Grande Florianópolis foi elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, com técnicos das prefeituras envolvidas e com a cooperação técnica da GIZ através do Programa FELCITY. No ano de 2020 o projeto foi incluído no Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) em parceria com a SCPar.

No mesmo ano o projeto recebeu prêmio em um dos maiores eventos internacionais de infraestrutura. A premiação, intitulada Oracle Project of the Year Awards, fez parte do 13º Global Infrastructure Leadership Forum (GViP), realizado em Washington, Estados Unidos.

O Projeto do Transporte Integrado Metropolitano na RMF é um dos projetos mais complexos do Estado e do país, envolvendo diferentes aspectos de operação, infra estruturas, inovação e energias renováveis, além de gestão integrada e interfederativa. Atualmente a Suderf trabalha na preparação dos documentos do projeto para dar início à fase externa do processo de concessão.

Acesse o projeto no Projeta SC

http://www.projeta.sc.gov.br/detalhes_projeto_historia.html?id_projeto=971