O Projeto Piloto E-Bus é a primeira fase do estudo realizado por meio da cooperação técnica entre a Suderf e a agência alemã GIZ, que teve início em 2018. O estudo abrangeu os aspectos de sustentabilidade socioambiental e econômica, combustíveis renováveis, eficiência energética e gestão de projetos, dentre outras ações que visam à adoção das melhores práticas e a redução na emissão de CO2 pelo Sistema.
Os principais benefícios apontados pelo estudo foram:
Reduzir o impacto climático e emissões de GEE, dando à região metropolitana de Florianópolis e ao Estado de SC um destaque internacional
Melhoria da qualidade do ar reduzindo emissões NOx e Material Particulado
Maior conforto dos usuários por conta de uma frota mais nova e moderna
Redução do nível de ruído com potencial valorização imobiliária próximas as vias em que operarem os ônibus elétricos
Desenvolvimento econômico de uma nova cadeia de valor associados à infraestrutura de recarga e manutenção de ônibus elétricos. Potencial para atração de fabricantes e outros investimentos no setor.
Modernização dos operadores e serviços da região metropolitana na gestão e operação de ônibus elétrico e redução de custo operacional (OPEX com redução do custo de manutenção, menor custo com diesel, combinação com energia solar)
Introdução de tecnologias limpas com perspectiva de desenvolvimento e aumento de competitividade a médio e longo prazos.
Em um primeiro momento, o Governo do Estado, através da SUDERF, irá implementar a primeira etapa do projeto piloto que consiste em adquirir 08 veículos para atender quatro linhas selecionadas, bem como efetuar a cessão de uso destes veículos aos operadores. A implantação desta pequena frota de ônibus elétricos – a qual irá operar em conjunto com a frota convencional a diesel, tem como objetivo a coleta de dados para a avaliação da viabilidade de implantação de uma frota completamente elétrica, além da identificação dos impactos sobre a operação do sistema de Transporte Integrado Metropolitano (TRIM).
No dia 28 de março foi realizada uma roda de conversa entre a Suderf e representantes das empresas de transporte coletivo da Grande Florianópolis, do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) e da Companhia Operadora de Terminais de Integração (COTISA). O encontro teve como objetivo apresentar e debater a implantação do Projeto Piloto de Veículos Elétricos no Transporte de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Florianópolis – RMF e estabelecer os próximos passos para a implementação do projeto.
Acesse o projeto no Projeta SC
http://www.projeta.sc.gov.br/detalhes_projeto_historia.html?id_projeto=9383