Institucional

Sobre a suderf

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Autarquia Estadual de caráter interfederativo instituída pela Lei Complementar 636 de 09 de setembro de 2014, com a finalidade de executar ações de forma integrada as funções públicas da Região Metropolitana nas áreas de interesse comum de transporte coletivo, planejamento territorial, mobilidade urbana e saneamento básico.

Missão, Visão e Valores

Missão

Missão

Promover o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, coordenando o planejamento e execução integrados dos serviços de interesse comum da região.
Visão

Visão

Ser um órgão de referência em planejamento e execução integrada de funções públicas na Região Metropolitana.
Valores

Valores

Respeito ao meio ambiente; Melhoria da qualidade de vida da população; Eficiência e racionalização das ações entre diferentes níveis de governo; Mobilidade Sustentável.

Organograma

Legislações/Marco Legais

que cita em seu artigo 25, § 3º, pelo qual “os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamento de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”.
que cita em seu artigo 8º,” Ao Estado cabe exercer, em seu território, todas as competências que não lhe sejam vedadas pela Constituição Federal, especialmente: Inciso V – elaborar e executar planos metropolitanos, regionais e microrregionais de desenvolvimento.”
que institui a Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) e estabelece outras providências.
que Institui o Estatuto da Metrópole e, estabeleceu diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e aexecução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos Estados, normas gerais sobre o plano de desenvolvimento urbano integrado e outros
que dispõe de uma Reforma Administrativa Estadual que alterou a estrutura organizacional da Superintendência
que alterou a Lei Complementar nº 741, de 2019 no que se refere à vinculação da Superintendência.